SIGNIFICADO DE EDITORIAL
O termo de publicação tem três grandes usos ou significados. Como adjetivo, o conceito refere-se àquele pertencente ou relacionado aos editores ou às edições. Por exemplo: "A indústria editorial caiu em 17% no ano passado por causa da pirataria", "A inclusão do romancista argentino como colunista regular foi um grande sucesso editorial do jornal".
Editorial
Um editorial, por outro lado, é um artigo jornalístico não assinado que apresenta uma análise e, geralmente, um julgamento sobre uma notícia de grande relevância. É uma nota que reflete a linha ideológica e a posição da mídia sobre o assunto em questão. Nesse sentido, o editorial também é um gênero jornalístico: "O editorial publicado pelo La Nación foi muito duro com as recentes medidas do governo " , "O presidente foi ofuscado com os editoriais que a mídia principal publicou nos últimos dias" .Poderíamos também estabelecer que existem diferentes tipos de editores, dependendo do objetivo específico que eles perseguem e também do conteúdo que eles têm. Especificamente, entre as classes mais significativas são as seguintes:
Tese editorial. Sob esta denominação estão os artigos em que se tenta mostrar de forma clara e palpável a opinião a favor ou contra um dado fato ou pessoa.
Editorial Interpretativo. Nesse caso, poderíamos determinar que ela é caracterizada porque inclui desde causas ou efeitos até conjecturas e percepções de um fato ou questão.
Editorial de ação. "Mova" o leitor. Este é o principal objetivo perseguido por este tipo de editorial, isto é, tentar obter o receptor do mesmo ato e adquirir uma consciência muito clara sobre o que está sendo dito.
Editorial explicativo, é aquele que basicamente se dedica a expor e detalhar toda uma lista de fatos sem que, a qualquer momento, você possa deduzir visões específicas sobre eles.
A editora ou empresa dedicada à impressão e distribuição de publicações, finalmente, também recebe o nome de editora . Esta atividade esteve ligada por muitos anos à publicação de livros, revistas e jornais através de sistemas de impressão. No entanto, o avanço das novas tecnologias permite a existência de editores que imprimam materiais sob demanda ou que se limitem a publicar os textos em formato digital.
A entrega do original, a avaliação pela editora, a correção do estilo e da revisão filológica, o layout, a composição, a impressão, os acabamentos, a encadernação e a colocação à venda e circulação são concretamente todas as fases do processo. trabalho de uma editora.
Como você vê, eles entendem desde o momento em que o autor apresenta seu trabalho antes que até que finalmente esteja no mercado e oferece a possibilidade de que qualquer leitor possa comprá-lo em livrarias e lojas especializadas.
Os editores costumam organizar concursos para encontrar novos autores ou premiar os escritores mais talentosos. Sua atividade, portanto, vai além da avaliação, gestão e publicação dos livros.